São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMÉRICA LATINA

Família deve pagar fiança e ser liberada hoje

Mulher e filhos de Pinochet estão sob prisão domiciliar por fraude

DA REDAÇÃO

A mulher e quatro dos filhos do ex-ditador chileno Augusto Pinochet (1973-1990) foram presos ontem sob acusação de fraude e evasão de divisas.
O juiz Carlos Cerda ordenou a prisão da mulher e dos filhos de Pinochet por terem preenchido declarações de imposto "maliciosamente incompletas".
O juiz Cerda permitiu que a mulher do ex-ditador chileno, Lucia Hiriart, e quatro de seus cinco filhos -Lucía, Verónica, Jacqueline e Marco Antonio- permanecessem em prisão domiciliar, na casa de Pinochet, e estabeleceu fiança para a soltura dos cinco. Enquanto a Corte de Apelações de Santiago delibera sobre o estabelecimento da fiança, eles têm de ficar em casa. A decisão da corte deve sair hoje.
O outro filho do casal, o primogênito, Augusto Pinochet Hiriart, foi solto ontem mesmo, após seu advogado ter pagado uma fiança de cerca de US$ 180, estabelecida sem a necessidade de deliberação da Corte de Apelações.
Durante a ditadura do general Augusto Pinochet, cerca de 3.000 dissidentes foram mortos. No entanto, até o momento, ele conseguiu escapar de ser julgado pelos crimes de que é acusado alegando saúde precária. Pinochet tem 90 anos de idade. Além dos processos por violações de direitos humanos, o ex-ditador é acusado de fraude fiscal, como seus familiares. Em 2005, ele pagou mais de US$ 1,2 bilhão em impostos atrasados sobre o dinheiro que tem no exterior. Seus advogados alegam que o dinheiro em contas fora do Chile tem origem legal.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Blair descarta negociar a paz com terroristas
Próximo Texto: Panorâmica - "Eixo do mal": Iraque afeta ação contra Irã, admitem EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.