São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Índice

Morales e Chávez assinam acordos

DO ENVIADO A LA PAZ

Reforçando as alianças firmadas antes de assumir o poder, o presidente boliviano, Evo Morales, recebeu ontem Hugo Chávez, para assinar acordos bilaterais. No final do encontro, o presidente venezuelano foi presenteado com um quadro de Simón Bolívar feito com folhas de coca.
No discurso, Morales disse que está diante de "uma grande tarefa": "Libertar nossos países, nossa América Latina". O evento foi realizado no Palácio Quemado em tom de informalidade, a marca de Morales. Bastante sorridente, o novo presidente usou a mesma blusa de lã que fez sucesso na turnê pela Europa, foi copiada por fábricas locais e já virou moda na Bolívia. Chávez usava a sua tradicional camisa vermelha.
Entre os acordos estão a compra de 200 mil toneladas de soja boliviana, a concessão de 5.001 bolsas de estudos para estudantes bolivianos da área rural e o fornecimento de 200 mil barris de petróleo para a região de Santa Cruz, principal pólo econômico do país e centro da oposição a Morales.
Após a cerimônia, os dois presidentes foram ao palácio do balcão presidencial -como haviam feito anteontem- para ver um desfile de grupos folclóricos.
O primeiro compromisso oficial de Morales no seu primeiro dia de trabalho foi às 5h30, quando recebeu uma delegação cubana. Na agenda, a erradicação do analfabetismo. (FM)


Texto Anterior: Ministro promete relação "especial" com a empresa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.