São Paulo, quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Para presidente do Congresso, Fidel pode rejeitar Presidência

DA REDAÇÃO

Ricardo Alarcón, presidente da Assembléia Nacional de Cuba, afirmou em entrevista não saber se o ditador Fidel Castro aceitará continuar na Presidência da ilha quando for provavelmente nomeado para o cargo no próximo dia 24 de fevereiro, quando o novo Parlamento se reunirá pela primeira vez. A informação foi divulgada ontem no jornal "The New York Times".
"É óbvio que ele foi muito bem-sucedido em seu processo de recuperação", disse Alarcón. "Mas ele tem o direito de dizer sim ou não."
Fidel, 81, está fora do poder há 18 meses, desde que entregou o governo interinamente a seu irmão Raúl devido a um problema de saúde. Mesmo assim, ele integrou a lista fechada dos candidatos que foram confirmados nas eleições cubanas do último dia 20 para compor o Parlamento do país.
Há mais de 30 anos Fidel preside o Conselho de Estado, órgão colegiado de 31 membros escolhidos em até 45 dias pelos ocupantes eleitos da Assembléia. Pela primeira vez, sua recondução ao cargo não é tida como certa.


Texto Anterior: Quênia: Chefe da oposição propõe ser premiê em governo conjunto
Próximo Texto: Paquistão: Rice pressiona Musharraf por eleições livres
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.