São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cuba elogia fim de prisão, mas pede base de volta

DA ANSA

O governo de Cuba classificou ontem como um "bom sinal" a ordem dada por Barack Obama de fechar a prisão de Guantánamo, mas pediu a devolução da base naval em que está instalado o centro de detenção.
A senadores mexicanos que visitam o país, o presidente do Parlamento cubano, Ricardo Alarcón, argumentou que "seria insuficiente" o fechamento da prisão sem que a base naval fosse devolvida. Os EUA devem "sair do território que ocupam, tirar os prisioneiros, recolher suas coisas e ir embora", disse.
A base de Guantánamo foi instalada pelos EUA em 1903, ao fim da guerra de independência de Cuba contra a Espanha, quando o país se tornou na prática um protetorado dos Estados Unidos.
Durante visita à Nicarágua, o chanceler cubano, Felipe Pérez Roque, já havia pedido esta semana a devolução da área.
Desde a revolução socialista de 1959, o governo cubano se recusa a receber o pagamento anual simbólico de US$ 5.000, correspondente ao arrendamento da base pelos EUA, que Cuba considera ilegal.


Texto Anterior: Ataques dos EUA matam ao menos 15 no Paquistão
Próximo Texto: Americanas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.