São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMERICANAS

ACENO DE MOSCOU
O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, disse ontem estar pronto para trabalhar com os EUA na estabilização do Afeganistão, inclusive permitindo o trânsito de carga não militar por seu território, e saudou a iniciativa de Barack Obama de rever a política para o país. "Esperamos que o novo governo seja mais bem-sucedido que o anterior na abordagem do problema afegão." Moscou apoiou a invasão liderada pelos EUA em 2001, mas tornou-se crítica da atuação ocidental no país.

SUBSTITUTA
O governador de Nova York, David Paterson, indicou ontem a desconhecida deputada democrata Kirsten Gillibrand, 42, para ocupar o assento deixado vago pela secretária de Estado Hillary Clinton no Senado. No Estado, a nomeação do substituto de um senador que renuncia é prerrogativa do governador. Gillibrand, deputada em segundo mandato, tinha como principal concorrente à vaga na Casa o ex-secretário de Justiça do governo Bill Clinton (1993-2001) Andrew Cuomo, 51.

ELOGIOS
"[Gillibrand] é dinâmica, articulada, perceptiva, corajosa e extrovertida", disse Paterson. Barack Obama disse que "o governador fez uma ótima escolha. Estou confiante de que ela dará continuidade aos distintos serviços prestados ao povo de Nova York e do país pela secretária Hillary Clinton". A escolha de Gillibrand, considerada conservadora, foi criticada por democratas progressistas. Anteontem, a filha do ex-presidente John F. Kennedy, Caroline, 51, desistira do cargo.


Texto Anterior: Cuba elogia fim de prisão, mas pede base de volta
Próximo Texto: Ruanda prende líder rebelde do Congo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.