São Paulo, terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA-CUBA

Republicano critica embargo a Havana e pede nova política

DA REDAÇÃO

As sanções econômicas impostas a Cuba durante 47 anos pelos EUA fracassaram e devem ser revistas, afirmou em relatório o senador americano Richard Lugar. "Após 47 anos, o embargo unilateral não conseguiu alcançar o objetivo de levar a democracia aos cubanos", escreveu o republicano mais graduado da Comissão de Relações Exteriores do Senado.
"A política americana atual tem muitos defensores, e suas críticas ao regime cubano estão justificadas. No entanto devemos reconhecer sua ineficácia e lidar com o regime cubano de uma forma que ajude os interesses americanos", diz ainda o informe, intitulado "Mudando a política de Cuba - Para o interesse nacional dos EUA" e divulgado ontem. Ele não chega, porém, a recomendar o fim expresso das sanções.
Washington não tem relações diplomáticas formais com Cuba e mantém uma seção de interesses na Embaixada da Suíça na ilha, com vistas à promoção de "mudança do regime" local.
Mas o presidente Barack Obama tem sinalizado uma possível distensão em relação à ilha. Conta com seu apoio, por exemplo, emenda apresentada ao Congresso no início do mês que restabelece o direito de americanos viajarem para Cuba e vice-versa -o chamado Ato Pela Liberdade de Viajar a Cuba.
Obama prometeu ainda flexibilizar o embargo liberando remessas de cubano-americanos à ilha.
Recentemente, o dirigente cubano Raúl Castro disse esperar dos EUA uma "política justa" para Cuba.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Desgastado, ministro espanhol se demite
Próximo Texto: Ex-preso de Guantánamo retorna ao Reino Unido
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.