São Paulo, quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ 1

Teerã oficializa exigências para enriquecer urânio no exterior

DA ASSOCIATED PRESS

O Irã respondeu ontem pela primeira vez oficialmente à proposta para que seu urânio seja enriquecido no Ocidente. Em carta enviada à AIEA (agência nuclear da ONU), Teerã formalizou as exigências feitas até então de maneira informal.
No texto, o Irã diz aceitar repassar estoques de urânio com baixo nível de enriquecimento (3,5%) e recuperá-los sob a forma de urânio enriquecido a 20%. A sugestão foi elaborada em outubro depois que o Irã pediu autorização à AIEA para usar o material para fins medicinais. O objetivo da oferta é impedir que o país tenha urânio suficiente para enriquecimento a 90%, necessário para produzir a bomba, que o Irã nega querer.
Mas o Irã reiterou no texto que o plano só será implementado se a troca ocorrer em território iraniano e se o governo receber estoques do material enriquecido a 20% na mesma hora em que entregar o seu produto pouco enriquecido, e não um ano depois, como estipulado pela proposta da ONU. EUA e Reino Unido rejeitaram as exigências iranianas.


Texto Anterior: EUA: Dick Cheney teve "ataque cardíaco leve" e está bem
Próximo Texto: Irã 2: Governo captura guerrilheiro acusado de elos com os EUA
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.