UOL


São Paulo, segunda-feira, 24 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dois mísseis teriam caído na Turquia

DA REDAÇÃO

Dois mísseis Tomahawk perderam o rumo e caíram numa área pouco populosa da Turquia (que faz fronteira com o Iraque ao norte), segundo informação de um oficial de defesa dos EUA reproduzida pela agência Reuters. Não haveria feridos.
A Turquia liberou seu espaço aéreo para sobrevôo de aviões da coalizão dos EUA, mas rejeitou o pedido dos EUA de basear cerca de 60 mil soldados em território turco, de onde abririam uma segunda frente de invasão do Iraque, pelo norte.

Mísseis no Irã
No fim-de-semana, o Irã (vizinho do Iraque ao leste) denunciou a queda de quatro mísseis em seu território. Ontem, o Irã disse que um um dos mísseis seria iraquiano, e não dos EUA ou do Reino Unido. Segundo o porta-voz do Ministério do Interior iraniano Johanbakhsh Khanjani, os outros três mísseis seriam americanos e britânicos.
Inicialmente, o governo de Teerã disse que todos os mísseis seriam dos EUA e do Reino Unido e decidiu protestar formalmente. O porta-voz não informou sobre como o governo do Irã conseguiu determinar a origem dos mísseis.
O governo britânico, que afirmou que investigaria o incidente, disse ontem ter chegado à conclusão de que todos os mísseis teriam sido disparados pelo Iraque.
"Acreditamos que os mísseis que atingiram o Irã, levando-se em conta as posições das forças britânicas, devem ter sido resultado de uma ação militar iraquiana", disse uma porta-voz do Ministério da Defesa britânico.
Três mísseis atingiram o sul do Irã, perto da fronteira com o Iraque. Esses teriam sido os disparados pelos EUA, segundo Teerã. O míssil de origem iraquiana teria sido lançado no norte do país.
O governo dos EUA disse que ainda investiga o que aconteceu, mas que "respeita a soberania e a integridade territorial do Irã".


Com agências internacionais


Texto Anterior: Saddam saiu vivo de ataque, diz Reino Unido
Próximo Texto: Ataque preventivo é velho sonho de Rumsfeld
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.