São Paulo, sexta-feira, 24 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ITÁLIA

Brasileiros com nacionalidade votam até dia 6

DA REDAÇÃO

Brasileiros com cidadania italiana e cidadãos italianos residentes no Brasil têm até o dia 6 de abril para votar nas eleições parlamentares que ocorrerão na Itália entre os próximos dias 9 e 10.
O voto é feito por correspondência. Anteontem venceu o prazo para que os consulados enviassem as cédulas pelo correio. Os eleitores que não as receberem até o dia 26 deverão procurar as autoridades consulares.
Depois de preencher a cédula, o eleitor a devolverá ao consulado por via postal, para que este a encaminhe à apuração na Itália.
Os eleitores residentes em países estrangeiros elegerão desta vez 12 deputados e seis senadores. O Brasil está no mesmo colégio eleitoral que os demais países sul-americanos e alguns do Caribe, numa região geográfica que elegerá pela primeira vez três deputados e dois senadores.
Um cidadão que esteja registrado na Itália poderá votar em sua seção, caso esteja naquele país nos dois dias de votação.
Juntamente com as cédulas, os eleitores receberão a chapa de candidatos. São oito chapas para o Senado e oito para a Câmara, entre elas a União, partido do líder de centro-esquerda Romano Prodi, e a Força Itália, do primeiro-ministro Silvio Berlusconi.
Os maiores colégios eleitorais de italianos no exterior estão na Europa (2 milhões de pessoas), América do Sul (885 mil) e América do Norte e Central (403 mil).


Texto Anterior: Diante de protestos, Villepin aceita negociar
Próximo Texto: Inspiração política: Berlusconi vira vilão de cinema em véspera de eleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.