São Paulo, sábado, 24 de março de 2007

Texto Anterior | Índice

CONGO

Conflito isola 20 na embaixada brasileira

DANIELA LORETO
DA FOLHA ONLINE

Confrontos em Kinshasa, capital da República Democrática do Congo (ex-Zaire), isolaram 20 pessoas no prédio da Embaixada do Brasil -17 funcionários, dois congoleses e um português.
Segundo o embaixador brasileiro Flávio Roberto Bonzanini, há um toque de recolher informal no país devido à eclosão de confrontos armados entre soldados do governo e homens ligados ao senador e ex-vice-presidente Jean-Pierre Bemba.
O conflito entre tropas do governo e homens do Exército leais a Bemba teve início na manhã de quinta-feira e já deixou ao menos 60 mortos em Kinshasa.
Por ser ex-vice-presidente, Bemba tem uma tropa particular, resquício da guerra que assolou o país entre 1998 e 2003, matando cerca de 4 milhões de pessoas. Mas o atual governo, do presidente Joseph Kabila, resolveu acabar com essas tropas. Além dessa iniciativa, o seqüestro do irmão de Bemba, na última quarta-feira, é visto como estopim dos enfrentamentos.
Bemba perdeu a eleição presidencial de 2006 para Kabila, que foi reeleito.


Texto Anterior: Bolívia: Jornalistas do "La Razón" são atacados por camponeses
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.