São Paulo, sexta-feira, 24 de abril de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo "blinda" Lugo em escândalo de paternidade

Auxiliares negam juízo político do líder paraguaio

DA REDAÇÃO

O primeiro escalão do governo paraguaio apressou-se ontem a estancar a crise gerada pela série de alegações de paternidade envolvendo o presidente Fernando Lugo. Ministros e o vice-presidente, Federico Franco, negaram eventual julgamento político do caso e a criação de uma "associação" para tratar das reivindicações.
Anteontem veio a público o terceiro caso em duas semanas de pedido de reconhecimento de filiação pelo ex-bispo Lugo. O presidente admitiu ser pai só da primeira criança, Guillermo Carrillo, 2 anos. Nos três casos, a concepção ocorreu antes de Lugo obter a "perda do estado clerical" do Vaticano, em julho de 2008.
As ministras da Mulher, Gloria Rubín, e da Criança, Liz Torres, negaram a criação da "associação" para tratar das alegações de paternidade anunciada por Damiana Morán, que diz ter um filho de Lugo hoje com 16 meses. Segundo Morán, ao menos outras três mulheres poderão aparecer.
Franco, por sua vez, negou que sua ala do Partido Liberal Autêntico Radical -maior legenda da coalizão governista- pretenda apoiar um julgamento do presidente sugerido pelo Partido Colorado, de oposição, no Congresso, onde o governo tem maioria. "Não faço lenha de árvore caída", disse.
O ministro do Interior, Rafael Filizzola, também saiu em defesa do presidente. Segundo ele, Lugo deve ser julgado "por sua gestão e honestidade", e não por "uma questão pessoal".

Lula
O presidente Lula disse ontem não ver "problema institucional ou político mais grave" nas alegações de paternidade.
"Teve a notícia do primeiro filho, o Lugo assumiu. Se tiver mais filhos, o Lugo vai explicar. Mas não vejo nisso razão para se criar um clima político negativo", disse Lula, em entrevista na Argentina. "O Paraguai é muito maior que isso."


Com agências internacionais

Texto Anterior: Venezuela: Justiça ordena prisão de outro antichavista
Próximo Texto: Hemisfério: Lula e Cristina negam disputa por Obama
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.