São Paulo, sexta-feira, 24 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

HEMISFÉRIO

Lula e Cristina negam disputa por Obama

DE BUENOS AIRES

Os governos do Brasil e da Argentina descartaram ontem uma disputa pela preferência do presidente dos EUA, Barack Obama. "Não quero repetir o que aconteceu no começo da década de 90, quando Argentina e Brasil disputavam quem era mais amigo do [ex-presidente dos EUA] Bill Clinton", afirmou o presidente Lula, em entrevista na Casa Rosada ao lado da presidente Cristina Kirchner, com quem teve reunião de trabalho.
Questionado sobre gestões que o Brasil fez a favor da Argentina na última Cúpula das Américas, Lula se esquivou: "Jamais daria palpite na relação entre Argentina e EUA". O assessor presidencial Marco Aurélio Garcia e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, recomendaram na cúpula a um assessor de Obama que os EUA tratassem bem a Argentina.
Cristina afirmou que as relações da Argentina com os EUA "são as que temos com qualquer outro país". Os dois presidentes destacaram a possibilidade de uma nova relação entre EUA e América Latina. Lula saudou a dissipação do "clima de guerra" anterior à cúpula.
(THIAGO GUIMARÃES)


Texto Anterior: Governo "blinda" Lugo em escândalo de paternidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.