São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Putin diz que escudo americano levará a corrida armamentista

DA REDAÇÃO

O presidente russo, Vladimir Putin, criticou ontem em Viena o plano de escudo antimísseis dos EUA na Europa Oriental, dizendo que pode provocar uma corrida armamentista na Europa.
Os EUA divulgaram em janeiro o projeto para instalar uma base de radares em uma área militar próxima a Praga, na República Tcheca, e 10 interceptores de mísseis na Polônia, como parte do escudo antimíssil que o governo americano alega que servirá de proteção a ataques do Irã ou da Coréia do Norte.
"O que está acontecendo na Europa de tão negativo que seja necessário armar a Europa Oriental com essas novas armas?", Putin perguntou-se durante entrevista coletiva com o presidente austríaco, Heinz Fischer.
Putin também afirmou que o alcance dos mísseis iranianos não são tão extensos a ponto de chegar à Europa e "não há razões que façam sentido" para o projeto.
"Só levará a uma nova corrida armamentista. Nós achamos isso totalmente contraproducente", disse.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Sérvia: Justiça condena acusados de matar ex-primeiro-ministro
Próximo Texto: Papa faz mea-culpa sobre índios da América Latina
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.