São Paulo, quinta-feira, 24 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Fidel conta que fez várias cirurgias e se recupera bem

DA REDAÇÃO

Em artigo publicado hoje, o ditador cubano Fidel Castro conta que se recupera das operações que fez recentemente, dando detalhes sobre seu estado de saúde.
"Não foi uma só, foram várias" as cirurgias, afirmou Fidel, sem no entanto especificar o número de operações por que teve de passar. O ditador diz que a primeira delas, no dia 27 de julho de 2006, não foi bem-sucedida, daí o tempo que tem levado para se recuperar. Fidel contou ainda que já está recebendo por via oral toda a alimentação de que necessita.
Castro também não fez menção ao problema que o forçou a ser operado -entre as especulações feitas desde então está a de que se trata de câncer no intestino.
Ele passou o poder para seu irmão Raúl Castro, em julho de 2006, quando se retirou para se tratar. A partir de então não apareceu em público, a não ser em fotos, algumas das quais ao lado presidente da Venezuela, Hugo Chávez.
Esta foi também a primeira vez em que o cubano escreveu sobre sua saúde, dizendo que está melhorando. O texto, intitulado "Para os surdos que não querem ouvir", tem como tema principal a produção de álcool a partir de grãos alimentícios, que Castro já havia criticado, por meio de outros textos no jornal "Granma".
No artigo de hoje, Fidel diz que recebeu alimentação intravenosa e que está pesando cerca de 80 kg. Ele conta que tem se dedicado a "refletir e escrever sobre questões" que julga importantes.
Fidel, que fará 81 anos no próximo dia 13 de agosto, diz ainda que, além de refletir, dedica o resto de seu tempo a "ler, receber informações, conversar pelo telefone" com seus colaboradores e fazer os exercícios para sua reabilitação.
O pessoal mais próximo de Fidel Castro afirma que ele está a par dos assuntos mais importantes do governo, mas nem eles nem o artigo que sai hoje mencionam a data de um eventual retorno do ditador ao poder.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Justiça argentina confirma prisão de Etchecolatz, chefe de polícia da ditadura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.