São Paulo, segunda-feira, 24 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA EM CHAMAS

Fogo no oeste americano ameaça destruir uma área do tamanho de 8 cidades de São Paulo

Incêndios desabrigam 25 mil no Arizona

Associated Press
Americanos que tiveram de fugir do incêndio são abrigados em estádio de futebol americano coberto em Eagar, Arizona


DA REDAÇÃO

Os dois principais focos de incêndio que atingem o Estado do Arizona, nos EUA, estavam a ponto de convergir em um incêndio só ontem, formando uma linha contínua de chamas de 80 km de extensão, ameaçando engolir cidades pequenas. Cerca de 25 mil moradores de 11 vilarejos tiveram de abandonar suas casas.
Estima-se que o fogo já tenha atingido mais de 120 mil hectares (ou cerca de oito vezes a área da cidade de São Paulo). O incêndio começou terça-feira e se espalhou em razão dos fortes ventos. Cerca de 1.700 bombeiros usavam ontem buldôzeres para construir uma barreira capaz de frear o fogo e impedir que ele tome conta da cidade de Show Low.
Suspeita-se que o fogo, que estava ontem a 240 km de Phoenix, tenha sido provocado pelo homem -não se sabe se de forma acidental ou criminosa.
No Colorado, Estado que também sofre com o fogo, a situação melhorou e estava ontem sob controle. Esse incêndio teria sido iniciado por uma funcionária do Serviço Florestal, Terry Lynn Barton, e já destruiu 115 casas e outros 444 edifícios. Ela alega não ter causado o incêndio, mas confessou ter colocado fogo dentro de uma reserva florestal. Se for condenada, pode pegar 17 anos de prisão e pagar multas que somariam US$ 1 milhão.
A área afetada nessa temporada de incêndios na região oeste dos EUA é de mais que o dobro da média dos últimos dez anos.
O oeste americano assiste a uma temporada de incêndios prematura e mais forte este ano. Os bombeiros afirmam que os incêndios podem continuar por mais três semanas.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Bin Laden está vivo, e Al Qaeda vai realizar novos ataques, diz porta-voz
Próximo Texto: Venezuela: Chávez diz que poderá convocar referendo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.