São Paulo, terça-feira, 24 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A VOZ DOS PALESTINOS

Com músicas pró-Palestina, Hassan é favorito em "reality show" musical

Cantor palestino vira celebridade

Muhammed Muheisen/Associated Press
Na Cisjordânia, Ahmed Hassan assiste na TV ao filho Ammar, que se tornou celebridade


DA ASSOCIATED PRESS

Os amigos gritavam "Ammar, Ammar, supestar", e a mãe chorava diante da TV enquanto todos assistiam ao palestino Ammar Hassan competir pelo título de melhor cantor do mundo árabe em um programa de TV, servindo como um símbolo da causa palestina.
As ruas de Salfit, cidade natal de Hassan, no centro da Cisjordânia, ficaram vazias na noite de domingo. Os pais de Hassan assistiram à competição de sua casa, enquanto outros 2.000 moradores se reuniram em um parque para assistir e torcer em conjunto diante de um telão montado pela prefeitura.
Como eles, milhões de árabes sintonizaram para assistir à última etapa do programa "Superstar 2", exibido pela rede de TV libanesa por satélite Al Mustaqbal. O vencedor será anunciado no dia 29. O programa é como os reality shows exibidos em outras partes do mundo. O candidato mais votado pelo público será o vencedor.
Para os palestinos, a competição é mais do que um simples programa. É uma questão de orgulho nacional para uma população que sonha em ter um Estado. Hassan, 26, chegou à final da competição cantando músicas que têm como tema a luta dos palestinos contra a ocupação israelense.
O consenso entre a maioria dos palestinos e de árabes de outros países é o de que um voto para Hassan é um voto para a causa palestina, o que o torna um dos principais favoritos. Seu adversário é um líbio. Outros 80 concorrentes foram eliminados ao longo de 13 semanas.
Porém Hassan não é unanimidade. O grupo terrorista Hamas divulgou comunicado em que afirma: "Nosso povo precisa de heróis, de lutadores pela resistência, não de cantores".


Texto Anterior: Oriente Médio: Conclusão de muro vai atrasar um ano
Próximo Texto: Iraque sob tutela: EUA voltam a bombardear cidade sagrada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.