São Paulo, quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Rebeldes tomam centro do poder na Líbia

Queda de complexo com sede do governo e casa de Gaddafi sinaliza triunfo iminente; no rádio, ditador promete vitória

DE SÃO PAULO

As forças insurgentes na Líbia comemoraram ontem a mais importante vitória militar do levante popular travado há mais de seis meses no país -rebeldes tomaram Bab al Azizia, complexo que abriga a sede do governo e a residência oficial do ditador Muammar Gaddafi. Ele segue desaparecido, mas pelo rádio prometeu "vitória ou morte".
Cenas transmitidas pela TV mostraram rebeldes celebrando no complexo. Insurgentes levantavam a cabeça de uma estátua do ditador como um troféu.
Tropas do governo e moradores favoráveis ao regime, porém, ainda disputam o controle de Trípoli. A violência, inclusive a de rebeldes, preocupa ONGs.
O chanceler brasileiro, Antônio Patriota, disse que o país não pretende reconhecer agora os rebeldes como governo líbio. O Brasil, porém, enviou um diplomata para conversar com os insurgentes.


Próximo Texto: Insurgentes fazem maior conquista militar do levante
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.