UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Proposta surgiu após encontro do G-8 na França

DA SUCURSAL BRASÍLIA

A idéia de criar o Comitê Mundial de Combate à Fome nasceu há cerca de um mês, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu a seus assessores que elaborassem uma proposta mais prática na área social, que tivesse condições de ter desdobramentos na reunião da ONU (Organização das Nações Unidas).
Lula já havia proposto em Evian (França), no encontro da cúpula ampliada do G-8 (grupo de países mais ricos do mundo), a criação do Fundo Mundial de Combate à Fome, batizado por seus assessores de Fome Zero Mundial. A proposta, porém, não teve grande repercussões práticas.
O pedido do presidente foi feito ao ministro Luiz Dulci (Secretaria Geral da Presidência), responsável pela elaboração dos discursos de Lula. Ele estava decidido a tratar do combate à fome no discurso na ONU, mas não queria repetir o que ocorreu na França, quando sua proposta não avançou.
Dulci criou, então, um grupo, do qual participaram membros do Consea (Conselho Nacional de Segurança Alimentar) e o ministro José Graziano (Fome Zero), que acabou desenvolvendo a idéia do comitê mundial.


Texto Anterior: Saiba mais: Presidente cita Mahatma Gandhi e papa Paulo 6º
Próximo Texto: França apóia "Fome Zero mundial"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.