UOL


São Paulo, quarta-feira, 24 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA

Corte decide que votação para decidir o governo da Califórnia será em outubro
Por unanimidade, uma corte de apelação da Califórnia decidiu ontem manter no dia 7 de outubro o referendo que deve decidir se o atual governador, o democrata Gray Davis, segue no cargo e, se a opção for por sua saída, quem o substituirá.
A ONG que havia entrado na Justiça para conseguir o adiamento anunciou que não irá recorrer da decisão à Suprema Corte. Com isso, fica removido o último obstáculo legal para a eleição -os candidatos têm agora pouco menos de duas semanas para fazer campanha.
Uma decisão anterior, assinada por três juízes, havia adiado a eleição até março, para dar tempo para que algumas regiões implantassem um sistema de votação eletrônico, em lugar de um antigo modo de votação mecânica. A alegação era evitar confusão semelhante à ocorrida em 2000, na eleição presidencial.
A decisão agradou ao principal candidato da oposição, o ator republicano Arnold Schwarzenegger, que criticara a possibilidade de adiamento.
"O processo legal deixou claro que uma eleição em março tiraria das pessoas da Califórnia a oportunidade de votar sem atraso e confusão", disse o ator.
Davis viu sua aprovação despencar por causa das dificuldades econômicas do Estado e da crise de energia. O vice-governador Cruz Bustamante se candidatou como uma alternativa dos democratas, caso Davis seja tirado do poder. No total, há 135 candidatos disputando o governo do Estado mais rico dos EUA.


Texto Anterior: Panorâmica - Colômbia: Viegas afirma que o encontro entre a ONU e as Farc pode ser no Amazonas
Próximo Texto: Evento: Folha promove hoje debate sobre a cobertura jornalística dos conflitos
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.