São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Em Londres, milhares vão a protesto antiguerra

DA REDAÇÃO

Milhares de pessoas protestaram ontem em Londres pela retirada das tropas britânicas do Iraque e contra uma possível intervenção militar no Irã.
Segundo os organizadores, a coalizão de entidades "Stop the War", 100 mil pessoas participaram do protesto, mas a polícia estimou em 10 mil os manifestantes, bem menos que os 750 mil que marcharam contra a guerra na cidade em 2003.
A passeata partiu do Hyde Park e terminou na praça Trafalgar, onde deputados de esquerda, familiares de soldados e alguns famosos, como o humorista Mark Thomas e o dramaturgo David Edgar, fizeram discursos contra a guerra.
Há atualmente 7.200 soldados britânicos no país árabe, mas, na semana passada, o primeiro-ministro Tony Blair anunciou que o efetivo será reduzido para 5.500 nos próximos meses. A Coroa britânica também informou que o príncipe Harry, 22, o filho caçula do príncipe Charles e da princesa Diana (1961-97), será enviado à Guerra do Iraque.
Os manifestantes londrinos também criticaram um possível ataque liderado por Washington contra o Irã, para tentar frear o programa nuclear do país, e protestaram contra a renovação do arsenal atômico britânico, anunciada pelo governo no final do ano passado.


Texto Anterior: Presidente italiano pede que Prodi fique
Próximo Texto: Atentado mata 40 em cidade a oeste de Bagdá
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.