São Paulo, domingo, 25 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Atentado mata 40 em cidade a oeste de Bagdá

DA REDAÇÃO

Um caminhão-bomba explodiu ontem quando religiosos deixavam uma mesquita sunita em Habbaniyah (80 km a oeste de Bagdá), matando pelo menos 40 pessoas e ferindo 64, segundo a polícia local.
Segundo testemunhas, na quinta-feira o clérigo da mesquita fez um sermão contra a insurgência -Habbaniyah fica na Província de Anbar, principal foco da guerrilha.
Mais cedo, insurgentes atacaram um posto policial em Bagdá, matando oito policiais -um gesto de desafio ao governo iraquiano e aos EUA, que intensificaram medidas de segurança na capital. Outras 12 pessoas também foram mortas em atentados na cidade ontem.
Também ontem xiitas saíram aos milhares às ruas de Najaf, Kerbala e Basra para protestar contra a prisão por 12 horas, na sexta-feira, do filho de Abdul Azis al-Hakim, principal nome xiita, líder do Conselho Supremo da Revolução Islâmica. Ammar al-Hakim voltava do Irã e foi interpelado na fronteira por soldados americanos.
O presidente iraquiano, Jalal Talabani, pediu em nota a punição dos soldados. O porta-voz militar americano lamentou o episódio. Ammar Hakim disse ter que ele e seus seguranças foram maltratados.


Texto Anterior: Em Londres, milhares vão a protesto antiguerra
Próximo Texto: Brasileiros voltam ao Líbano sob tensão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.