UOL


São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Perito diz que era mesmo Saddam

DA REDAÇÃO

A aparição de Saddam Hussein ontem na TV iraquiana, produzida para provar que o ditador continuava vivo e no comando, não convenceu americanos e britânicos, que acham que ele pode estar usando sósias. No entanto, peritos alemães e pessoas que estiveram com ele recentemente afirmam que o homem era Saddam.
"Com 95% a 98% de certeza podemos afirmar que se tratava de Saddam Hussein", afirmou Dieter Buhmann, diretor do Instituto de Medicina Legal de Homburg, Alemanha, que examinou a gravação da TV iraquiana, sem dizer se as imagens eram recentes ou não.
Um ativista libanês afirmou à agência Reuters que tinha cem por cento de certeza de que se tratava do ditador iraquiano.
"Esse é o sotaque dele, essas são suas palavras, esse é o seu discurso e o seu estilo."
Em Washington, o governo afirmou ter dúvidas sobre se o discurso foi gravado e exibido ontem. Um funcionário da inteligência afirmou que cortes na imagem denunciavam gravação, mas não se sabe quando.
"Não sabemos quando ele foi gravado", disse o porta-voz da casa Branca, Ari Fleisher.


Com France Presse e "The Independent"


Texto Anterior: ATAQUE DO IMPÉRIO
Na TV, Saddam promete "vitória breve"

Próximo Texto: Guerra se aproxima da hora "crucial"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.