São Paulo, terça-feira, 25 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BÁLCÃS

Putin dará ajuda humanitária à minoria sérvia de Kosovo

DA REDAÇÃO

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou ontem o envio de "ajuda humanitária" à minoria sérvia de Kosovo. A Província, debaixo de forte oposição do Kremlin, proclamou em 17 de fevereiro sua independência unilateral.
Num total de 2,1 milhões, os kosovares são em 88% etnicamente albaneses e em 8% etnicamente sérvios. Essa minoria opõe-se à independência -reconhecida pelos Estados Unidos e por parte da União Européia.
Kosovo mantém sua frágil integridade territorial por estar desde 1999 com seu dispositivo de defesa e de segurança interna entregues às Nações Unidas e à Otan, a aliança militar ocidental. A ação procurou na época sustar a limpeza étnica dos sérvios contra os albaneses.
A decisão russa reforça, em termos diplomáticos, a predisposição de não reconhecer a independência kosovar e, num segundo plano, de considerar os sérvios da Província como uma minoria etnicamente perseguida, necessitando proteção humanitária externa.
Em reunião ontem com seus ministros, o chefe da diplomacia russa, Sergei Lavrov, disse que a Sérvia havia pedido o envio de ajuda, com base na suposta deterioração das condições da minoria.
Putin determinou que o primeiro-ministro, Viktor Zubkov, se encarregasse de levar adiante a questão.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Fome: ONU pede US$ 500 mi até maio para alimentar 78 países
Próximo Texto: Irã: Teerã quer entrar para grupo que China lidera
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.