São Paulo, sexta-feira, 25 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Contaminação da água diminui em Tóquio

DE SÃO PAULO

Novos testes realizados ontem por autoridades japonesas constataram uma diminuição nos níveis de radiação no sistema de distribuição de água de Tóquio. A redução tornou a água apropriada ao consumo para crianças com menos de um ano de idade.
Exames mostraram anteontem a presença na água da capital de 210 becquerels de iodo-131 por litro, abaixo do limite recomendado para adultos (300 por litro), mas acima do estipulado para crianças (100 por litro).
Os novos testes -realizado logo após o governo anunciar a distribuição de água engarrafada- mostraram que a concentração de becquerels caiu para 79 por litro.
O becquerel é uma medida da radiação nos materiais, diferente dos milissieverts, que medem sua absorção pelos seres humanos.
Contudo, ontem, outras três regiões (Chiba, Ibaraki e Saitama) também detectaram contaminação. Na cidade de Kawaguchi, em Saitama, foram registrados 210 becquerels por litro de água.
O anúncio da contaminação da água provocou uma nova corrida da população aos mercados. A água mineral, assim como o leite e o arroz, entrou em sistema de racionamento.


Texto Anterior: Reconstrução: Em 6 dias, país refaz rodovia destruída
Próximo Texto: "Precisamos entender melhor o acidente no Japão", diz cientista
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.