São Paulo, quarta-feira, 25 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nos EUA, motorista sem cinto pode ser preso

DAVID STOUT
DO THE NEW YOUR TIMES


A Suprema Corte norte-americana determinou ontem que é constitucional prender e algemar qualquer motorista por pequenas infrações, como o não uso de cinto de segurança, infração normalmente punida com multa.
O tribunal decidiu por 5 votos a 4, contra uma texana que havia sido detida, algemada e levada à prisão por dirigir um veículo do tipo pickup com duas crianças pequenas, que viajavam sem o cinto de segurança.
A justiça rejeitou a alegação de que os direitos vigentes na quarta emenda da Constituição estivessem sendo violados.
O caso começou em 1997, quando Gail Atwater voltava para casa, trazendo os filhos, uma garota de seis anos e um menino de quatro anos, de um jogo de futebol. Ela dirigia pelas ruas da cidade de Lago Vista, no Texas, quando o policial Bart Turek, percebeu que ninguém do veículo estava usando cinto de segurança.
Atwater, que não portava nem a carta de motorista nem o comprovante de seguro obrigatório, disse ao policial que sua bolsa havia sido roubado no dia anterior.
De acordo com o proceso apresentado no tribunal, Atwater foi repreendida pelo policial, que afirmou ter "ouvido aquela história milhares de vezes".
Começou, então, o pesadelo. As crianças começaram a chorar enquanto viam a mãe ser algemada. Um amigo, ao tomar conhecimento da detenção, foi ao local para cuidar das crianças, enquanto Atwater era levada ao distrito policial num carro da polícia para declarações.
Atwater foi colocada numa cela por cerca de uma hora e solta depois de pagar fiança no valor de US$ 310. Ao final,, ela não contestou as acusações de que não usava o cinto e foi multada em US$ 50.
Alegando que os direitos constitucionais havia sido violados, Atwater e o marido, Michael Haas, processaram o município, o chefe da polícia e Turek.
A prisão teria sido um ato arbitrário. Além não ter alterado a ordem pública, segundo a defesa, Atwater não manifestou a intenção de fugir


Texto Anterior: Multimídia: 63% aprovam Bush, diz pesquisa
Próximo Texto: Eleição: Incerteza cerca o futuro premiê japonês
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.