São Paulo, Domingo, 25 de Abril de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O FUTURO DE CLINTON
Fantasma do fracasso ronda Casa Branca

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
da Sucursal de Brasília

A sigla FOB (Friends of Bill) é conhecida nos EUA por identificar os que desfrutam da amizade do presidente. Mas ela também pode significar Foes of Bill, inimigos de Bill. Estes podem sorrir, afinal.
Faltam só 20 meses para acabar o segundo mandato de Clinton. Finalmente, seus índices de popularidade começam a cair. Não por causa de Gennifer, Paula, Monica ou qualquer outra mulher vulgar.
Se tivessem deixado para lá seu moralismo mesquinho e se concentrado no questionamento da capacidade de Clinton tomar decisões estratégicas, os Foes of Bill poderiam ter tido mais êxito.
Por enquanto, a ""Guerra de Albright" (referência à secretária de Estado, Madeleine Albright) é um fracasso. Um mês de carnificina só fez reforçar o poder político interno de Milosevic, ampliar sua operação de ""limpeza étnica" e dilapidar o Tesouro dos EUA.
Se resolver chamar a infantaria, o desastre só pode se ampliar. Clinton se acostumou a se deixar teleguiar por pesquisas de opinião. Nunca lhe falharam. Sempre há uma primeira vez. Que, no caso, pode também ser a última.
As pesquisas mostram que a maioria dos norte-americanos apóia a intervenção militar por terra. Até os primeiros sacos de lona com cadáveres de rapazinhos loiros chegarem a Washington.
Aí, o fantasma do Vietnã virá arrastar suas correntes nos sótãos das casas de toda família de classe média. Se Clinton tem memória, há de se lembrar do que aconteceu quando houve mortes na Somália.
Os sérvios são muito diferentes dos somalis. Ou dos vietcongues. Têm uma das mais atiladas tradições de guerrilha da história militar. Têm aliados ainda poderosos. São brancos, europeus, cristãos.
Se tiver juízo político (sabe-se que ele não tem juízo moral), Clinton não vai se meter com eles.
Por outro lado, os acionistas de sua empresa (o país) começam a exigir resultados do CEO. Afinal, eles têm sido condescendentes com os seus desvios de caráter.
É verdade que os lucros continuam altos (a economia vai bem). Mas a imagem de monopolistas está se esfacelando com essa insubordinação iugoslava. Na Casa Branca, deve-se suspirar por Monica. Os problemas eram muito mais simples de ser resolvidos quando tudo não passava de justificar estripulias sexuais.


Texto Anterior: O futuro de Milosevic: Cedo ou tarde, presidente deve ceder
Próximo Texto: FRASES
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.