São Paulo, sexta-feira, 25 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Otan deve treinar iraquianos para defender a liberdade, afirma Rice

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, George W. Bush, vai pressionar os líderes políticos europeus a ajudar a treinar futuros soldados iraquianos durante a cúpula da Otan que será realizada na próxima semana na Turquia. "Isso é sobre disseminar a liberdade. Eis a missão da Otan desde o seu princípio", disse a assessora de Segurança Nacional da Casa Branca, Condoleezza Rice.
A França e a Alemanha se opõem ao envio de tropas da Otan ao Iraque, mas deverão aceitar que a aliança militar treine futuros policiais iraquianos. O chefe do futuro governo interino iraquiano, o premiê Iyad Allawi, já pediu a Otan que ajude seu país.
Bush inicia hoje uma viagem de cinco dias que o levará à Irlanda e à Turquia. Trata-se de sua segunda viagem à Europa neste mês. Amanhã, o presidente participará de uma cúpula que reunirá representantes dos EUA e da União Européia, na Irlanda. A Casa Branca disse que a programação da viagem à Turquia não foi alterada por conta da explosão de uma bomba num local próximo ao hotel em que Bush ficará hospedado. A cúpula da Otan começará na segunda-feira e acabará na terça.
Em ano de eleitoral, Bush vem sendo criticado por seu maior adversário, John Kerry, por ter iniciado uma guerra custosa com base em informações duvidosas, enquanto aliados o pressionam a obter apoio internacional aos esforços no Iraque e reduzir o peso financeiro da reconstrução.
O Senado aprovou por unanimidade o Orçamento da Defesa, de US$ 416 bilhões para o próximo ano -dos quais US$ 25 bilhões cobrirão gastos extras deste ano com o Iraque e o Afeganistão.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Brasil exporta carros blindados para o Iraque
Próximo Texto: Soldados americanos manterão imunidade
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.