UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONGs atuando no Iraque são alvo de ataques

DA REDAÇÃO

Ataques contra grupos humanitários não-governamentais atuando no Iraque não podem mais ser considerados incidentes isolados, disse ontem um porta-voz da ONU no país.
Nesta semana, dois trabalhadores -um do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e outro da Organização Mundial para Migração (OMM)- morreram em ações desse tipo.
"Certamente não podemos mais chamar esses incidentes de isolados", disse o porta-voz Salim Lone. "Não é possível acreditar nisso após tantos ataques."
"É realmente muito, muito triste que aqueles cujo único desejo é estar a serviço do povo iraquiano estejam sendo mortos. É particularmente triste porque nosso pessoal anda desarmado."
Na última terça-feira, um técnico em comunicações do CICV do Sri Lanka foi morto a tiros em Bagdá. No dia anterior, um motorista iraquiano a serviço da OMM havia sido morto, também na capital. Em Mossul, no norte do país, houve dois ataques no início deste mês, mas sem mortes.
Lone disse que a ONU está revendo a segurança para as organizações que trabalham sob sua guarida.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Iraque ocupado: EUA sofrem mais três baixas em ataques
Próximo Texto: Fotos de Uday e Qusay são exibidas
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.