UOL


São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIENTE MÉDIO

Abu Mazen deve se reunir hoje com Bush

Criação de Estado palestino até 2005 é "difícil", afirma Powell

DA REDAÇÃO

O secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, disse ontem que o estabelecimento de um Estado palestino até 2005, como prevê o novo plano de paz para a região apoiado pelo governo americano, é "difícil, mas possível". "Creio que seria difícil, mas acho que ainda é possível", disse.
A declaração, feita em entrevista a meios árabes anteontem, foi divulgada ontem pelo Departamento de Estado. "Se continuarmos a encorajar os dois lados a cumprir com suas obrigações e seus compromissos previstos pelo plano de paz, creio que ainda é possível seguir avançando e então acelerar as coisas quando se ganhar mais confiança", disse Powell.
O presidente dos EUA, George W. Bush, deve se reunir hoje na Casa Branca com o premiê palestino, Mahmoud Abbas (mais conhecido como Abu Mazen). Na semana que vem, Bush receberá o premiê de Israel, Ariel Sharon.
Mazen, que chegou ontem aos EUA, disse em um encontro com deputados americanos que Israel está prejudicando os esforços dos EUA pela paz ao construir novos assentamentos na Cisjordânia e ao erguer uma cerca de segurança para separar áreas israelenses de áreas palestinas.
Segundo relatório oficial israelense divulgado ontem, a população de colonos judeus nos territórios palestinos ocupados cresceu em 5.415 pessoas, para 231.443. Os colonos são vistos como um dos principais obstáculos à paz.
Mazen deve pedir a Bush que pressione Israel a soltar a maioria dos palestinos detidos. Ele desafiou o Congresso americano a abandonar seu apoio a Israel.

Ataque
Um ataque com uma granada supostamente dirigido ao escritório de um primo do líder palestino Iasser Arafat, em Gaza, atingiu uma prisão ao lado, ferindo dez prisioneiros, segundo autoridades palestinas.
Três palestinos foram presos para averiguações, segundo as autoridades. Não estava clara a motivação do ataque.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Conflito: Empresa oferece tropa para agir na África
Próximo Texto: Panorâmica - França: Legislativo aprova reforma da Previdência
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.