São Paulo, segunda-feira, 25 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Atirador tem orgulho de sua origem viking

DE SÃO PAULO

O atirador, de 32 anos, que chocou a Noruega depois de matar ao menos 93 pessoas anteontem tem orgulho de sua origem viking.
Anders Behring Breivik, que confessou ser o autor dos ataques, escreveu uma seção de perguntas e respostas com ele mesmo no manifesto de 1.500 páginas que publicou na internet, horas antes do duplo atentado, chamado "2083 - Uma Declaração Europeia de Independência".
Segundo a revista "Time", Breivik se diz um "cavaleiro templário moderno" (ordem de monges guerreiros medievais) e defende uma "cruzada moderna", em referência às batalhas entre cristãos e muçulmanos na Idade Média. Ele critica a "a islamização da Europa e o avanço do marxismo e do multiculturalismo".
O atirador se filiou ao Partido Progressista aos 16 anos. Gostaria de conhecer Bento 16 e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, "um líder digno de respeito". Chama sua ideologia de "Movimento de Resistência Nacional".
Segundo o jornal "Verdens Gang", seu pai, Jens Breivik, é um diplomata que vive em Paris e desde 1995 não tem contato com o filho. No Facebook, o atirador se diz um cristão conservador e "curte" musculação e maçonaria.
Em Rena, onde tinha uma chácara, Anders Breivik era visto como um "homem da cidade" bem educado. "Ele tinha um laptop e vestia roupas elegantes, era estranho ele dizer que era um fazendeiro", disse Trine Stetten, 22.


Texto Anterior: Ataque põe fim a 'inocência' norueguesa
Próximo Texto: Duplo atentado ecoa o avanço da extrema direita no país nórdico
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.