São Paulo, segunda-feira, 25 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Após mudar lei, Nova York tem 823 casamentos gays

Número de atos é recorde; em Manhattan, as filas do cartório dobravam quarteirões

DE NOVA YORK

O primeiro dia em que os casais gays puderam oficializar sua união em Nova York foi de recorde na cidade mais conhecida do Estado. No total, foram celebrados 823 casamentos em Nova York, superando a marca anterior, 621, registrada no Dia dos Namorados em 2003.
No cartório em Manhattan, as filas tinham mais de um quarteirão quase duas horas depois do início do funcionamento e dezenas de pessoas aguardavam os casais na saída com direito a chuvas de arroz e confete, além de gritos entusiasmados -apesar do calor de mais de 30 graus Celsius e da chuva que chegou a ameaçar.
"Nós fomos umas das primeiras a chegar", disse Nancy Mertzel, ao ser questionada se ela e a companheira, Yolanda Potansiski, temeram chegar atrasadas e ter que adiar o casamento.
Para Michael Johnson que está junto com Michael Roberts há 30 anos, a legalização da união faz uma "diferença enorme". "É uma segurança", disse ele, um dos primeiros a se casar ontem.
Nova York aprovou em junho lei que autoriza a união gay; é o sexto Estado nos EUA, além do Distrito de Columbia. Pesquisas mostram que mais da metade dos americanos aprova o casamento homossexual. (AF)



Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Israel reforça campanha contra Estado palestino
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.