UOL


São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA recrutam espiões, diz "Post"

DA REDAÇÃO

Autoridades da coalizão liderada pelos EUA começaram uma campanha secreta de recrutamento e de treinamento de espiões iraquianos -que tentarão ajudar a identificar membros da resistência armada iraquiana-, segundo informação publicada ontem no "Washington Post".
Grupos da resistência armada iraquiana vêm cometendo graves atentados no Iraque, colocando em xeque a autoridade da coalizão e pondo em dúvida a capacidade dos EUA de reconstruir a sociedade e a economia iraquianas.
Citando fontes americanas e iraquianas não identificadas, o diário de Washington disse que a decisão de recrutar ex-agentes do regime de Saddam Hussein mostra que as autoridades dos EUA já admitem que as forças americanas sozinhas não são capazes de evitar ataques terroristas, como o que devastou a sede da ONU na última terça-feira.
De acordo com um funcionário graduado do governo dos EUA ouvido pelo "Post", o recrutamento de espiões iraquianos foi intensificado nas últimas duas semanas. De acordo com a mesma fonte, embora seja complicado fazer uso de ex-funcionários do regime deposto, a situação atual obriga os EUA a tentar obter todas as informações possíveis.
Segundo o "Post", suas fontes não quiseram dizer quantos ex-agentes de Saddam já foram recrutados pelos EUA.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Caso Kelly compromete Tony Blair
Próximo Texto: Para Annan, Iraque deve controlar "recursos naturais"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.