São Paulo, segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Segurança remete a Pequim e Guantánamo

DANIEL BERGAMASCO
ENVIADO ESPECIAL A DENVER

O paredão de homens de preto do Serviço Secreto quase impedia a visão em alguns trechos, mas, entre uma metralhadora e outra, era possível se ver ontem, em cores berrantes, as marchas de manifestantes nas ruas de Denver.
Sob os olhares dos quase 5.000 agentes (entre FBI, militares, cavalaria local etc.), eles gritavam que são contra o aborto, contra a presença dos EUA no Afeganistão, contra "o imperialismo americano", defensores da liberdade do Tibete, entre outras questões.
"O direito a expressão e assembléia é constitucional. Esse controle de segurança sobre nós é ridículo", afirmou à Folha Therry O'Brian, 45, militante anti-guerras.
Os policiais são orientados a evitar a repetição do confronto da convenção democrata de 1968, em que houve choque com manifestantes contra a guerra no Vietnã. Em meio a críticas sobre o excesso de rigor, o Serviço Secreto mandou até retirar o arame farpado das cercas de um antigo depósito que foi improvisado como prisão temporária para militantes e prontamente apelidado de "Guantánamo" -em referência à baía cubana onde está a prisão para suspeitos de terrorismo.
Há também piadas na imprensa local comparando o sistema ao da Olimpíada de Pequim, pelo isolamento de manifestantes onde ninguém pode vê-los, já que em Denver a ordem é que os protestos "não atrapalhem o trânsito".
Ontem, o sobe-e-desce das passeatas se concentrava no calçadão da rua 16th Street Mall, que estava também abarrotada de banquinhas de suvenires eleitorais.
A professora Cheryl Heaton, obamista atuante no sindicato de sua categoria, dizia que esse barulho todo agrada aos locais. "Em Denver não acontece muita coisa, então é uma época muito legal", disse, sobre sua cidade, que tem 600 mil habitantes. "Aprovo os policiais, helicópteros passando. Quem reclama disso é republicano", disse sua colega Brenda Smith.


Texto Anterior: Hillary ameaça aguar a festa de Obama
Próximo Texto: Blog sobre as eleições nos EUA estréia hoje na Folha Online
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.