São Paulo, terça-feira, 25 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BÁLCÃS

ONU discutirá possível independência de Kosovo da Sérvia, que rejeita iniciativa
O Conselho de Segurança da ONU acatou ontem a proposta do secretário-geral da entidade, Kofi Annan, de iniciar negociações internacionais sobre o processo de independência de Kosovo, atualmente uma Província da Sérvia.
O premiê sérvio, Vojislav Kostunica, antes mesmo da votação do Conselho de Segurança, já havia excluído a anuência da Sérvia à possibilidade de Kosovo se tornar uma nação.
A Província é gerida pela ONU desde que a Otan (aliança militar ocidental) expulsou tropas sérvias, acusadas de limpeza étnica e da morte de 13 mil kosovares de origem albanesa.
O ex-presidente da Finlândia Martti Ahtisaari deverá ser escolhido como enviado especial da ONU para conduzir o processo.
O primeiro-ministro kosovar, Bajram Kosumi, afirmou que são bem-vindos a participação e o envolvimento da comunidade internacional no desenvolvimento da região.


Texto Anterior: Missão no Caribe: Soldado jordaniano da ONU é morto no Haiti
Próximo Texto: América do Sul: Êxito de Kirchner consolida novo peronismo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.