São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMERICANAS

EM FOCO
Relatório divulgado ontem pelo Instituto Brookings com a opinião de especialistas americanos em América Latina exorta Barack Obama a pôr a região, relegada a segundo plano nos anos Bush, de volta no radar político da Casa Branca.

CUBA LIBRE
Entre as recomendações, a questão cubana é tida como a mais premente. O estudo defende o fim das restrições de viagens de americanos à ilha, o aumento do contato com a diplomacia cubana e a retirada de Cuba da lista de países patrocinadores do terrorismo.

ANTIDROGA
O estudo aponta ainda que os EUA devem redefinir sua política de combate às drogas no exterior face às falhas da estratégia atual em países como a Colômbia e a Bolívia. Também recomenda a aprovação, pelo Congresso, de acordos de livre comércio com Panamá e Colômbia.

MULTILATERAL
Sobre o incentivo ao acordo colombiano, o Brookings disse que é uma questão de manter a credibilidade internacional dos EUA. A seguir, porém, o documento aponta que o governo deve minimizar a ênfase em tratados bilaterais em favor da mais ampla negociação da Rodada de Doha.


Texto Anterior: Ex-secretário de Clinton paira sobre nova equipe econômica
Próximo Texto: Comissão nomeia hoje líder do Partido Socialista francês
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.