São Paulo, quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GUERRA DO AFEGANISTÃO

Obama pode anunciar envio de até 35 mil soldados na terça

DA REDAÇÃO

O presidente dos EUA, Barack Obama, disse ontem que anunciará "em alguns dias" o número de soldados adicionais que irá enviar ao Afeganistão em 2010. O plano, afirmou, conterá a estratégia para "terminar a tarefa" iniciada há oito anos.
A maior expectativa é sobre o quanto o reforço se acercará dos 40 mil homens tidos como necessários por Stanley McChrystal, comandante dos 110 mil soldados dos EUA e da Otan (a aliança militar ocidental) no país.
Segundo funcionários do governo, o mais provável é que Obama anuncie sua decisão em um pronunciamento na TV na próxima terça e preveja entre 30 mil e 35 mil homens adicionais -hoje há cerca de 68 mil americanos, além de 42 mil militares aliados, no país da Ásia central.
Anteontem, Obama realizou a décima e última reunião com sua equipe para definir a revisão estratégica da guerra, foco do combate ao terrorismo em seu governo, após três meses de discussão.
Ao lado do premiê da Índia, Manmohan Singh, Obama evitou ontem dar indícios do teor do anúncio, mas disse que não será um compromisso de curto prazo, e sim um esforço para "desmantelar" os insurgentes do Taleban.
Os EUA temem também comprometer recursos com um governo afegão considerado largamente corrupto.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Reino Unido inicia revisão sobre Guerra do Iraque
Próximo Texto: Massacre na base: Atirador de Fort Hood deve se declarar inocente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.