São Paulo, quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PROTESTO

Parte de grupo de refugiados palestinos deixa Brasília

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Duas famílias de refugiados palestinos que estavam em Brasília para reivindicar o reassentamento em outro país voltaram para Venâncio Aires (RS) na manhã de ontem. De acordo com o Acnur (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), quatro adultos e três crianças, incluindo uma de um mês de vida, voltaram de avião para a cidade onde estão assentados.
Segundo Sandra Nascimento, advogada do grupo de palestinos que protesta, permanecem em Brasília 13 refugiados, 5 deles dormindo em acampamento em frente à sede do Acnur, no Lago Sul, região nobre de Brasília.
De acordo com o Acnur, os refugiados acampados recusaram a oferta de hospedagem. Alguns estão dormindo no acampamento há oito meses, e dizem que só sairão após o pedido de reassentamento ser atendido pela agência da ONU -ele depende, no entanto, de que um país se disponha a recebê-los, o que ainda não ocorreu.
Os sete palestinos restantes, de famílias com crianças pequenas ou pessoas doentes, estão em hotel no Núcleo Bandeirante, cidade-satélite de Brasília, com a hospedagem bancada pelo Acnur.
Os refugiados hospedados passam o dia no acampamento para reclamar, entre outras coisas, do tratamento médico precário e da dificuldade de integração no Brasil, e voltam à noite para o hotel.
As duas famílias que regressaram a Venâncio Aires estavam também hospedadas no Núcleo Bandeirante.


Texto Anterior: Grupo golpista da Guiné quer poder por dois anos
Próximo Texto: Prodígio: Indiana de 8 anos resolve teste admissional da Microsoft
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.