São Paulo, segunda-feira, 26 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Giuliani fala em candidatar-se em 2008

DO ENVIADO ESPECIAL A NEW HAMPSHIRE

O ex-prefeito republicano de Nova York, Rudolph Giuliani, chegou a admitir em entrevista à imprensa local ontem que pode concorrer à vaga de George W. Bush em 2008 caso o presidente seja reeleito em novembro.
Giuliani, que governava a maior cidade americana quando ela sofreu o pior atentado terrorista de sua história, em 11 de setembro de 2001, prometeu também que Bush entregará aos Estados Unidos, antes da eleição, o mentor dos ataques e líder máximo da rede terrorista Al Qaeda, o saudita Osama bin Laden, "preso, como fez com [o ex-ditador iraquiano] Saddam Hussein".
Popular, Giuliani conseguiu reduzir a criminalidade de Nova York a níveis dos anos 60 por meio da estratégia "tolerância zero". O atual prefeito, Michael Bloomberg, conseguiu se eleger graças ao apoio recebido de seu antecessor.

Estratégia republicana
A exemplo do que já haviam feito em Iowa na semana passada, os republicanos de Bush estão perseguindo os democratas em New Hampshire. Várias figuras proeminentes do partido já estão no Estado tentando neutralizar a atenção da mídia em torno dos democratas.
Um dia depois de os moradores de New Hampshire conhecerem oficialmente o vencedor da primária democrata, o próprio presidente Bush vai desembarcar no Estado na quinta-feira.
O presidente deve participar de evento onde pretende reforçar seus mais recentes temas prediletos e que vêm sendo objeto de ataques dos pré-candidatos democratas: a economia e o combate ao terrorismo.
Bush aproveitará a boa performance do Estado para falar do seu governo. New Hampshire tem hoje a sexta mais alta renda per capita dos EUA (US$ 49,5 mil ao ano) e taxa de desemprego abaixo da média nacional.
Na eleição de 2000, Bush bateu o rival democrata Al Gore no Estado por 48% a 47%, com uma margem de apenas 7.211 votos.
Além de New Hampshire, Bush deverá continuar visitando outros Estados durante toda a semana, começando hoje por Arkansas, onde também venceu na eleição de 2000. (FCz)


Texto Anterior: Eleição nos EUA: Pesquisa mostra Kerry à frente de Bush
Próximo Texto: Democratas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.