São Paulo, terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

Atentados contra três hotéis deixam 36 mortos em Bagdá

DA REDAÇÃO

Uma série de atentados aparentemente coordenados contra três conhecidos hotéis de Bagdá deixou ontem pelo menos 36 mortos e 71 feridos, em mais um revés nos esforços para pacificar o país.
Os ataques ocorreram por volta de 15h30 locais (10h30 no horário de Brasília) com alguns minutos de intervalo, momentos antes de a TV estatal anunciar a execução de Ali Hassan al Majid, um dos mais próximos aliados de Saddam Hussein, ditador deposto na invasão americana de 2003.
Não está claro se os atentados são uma vingança de grupos insurgentes ligados ao antigo regime pela morte de Majid.
Segundo a polícia, os três ataques foram perpetrados por kamikazes que dirigiam vans carregadas de explosivos.
A primeira explosão ocorreu em frente ao hotel Ishtar Sheraton -que manteve o nome da rede internacional apesar de não fazer parte dela desde os anos 90. O prédio, um dos mais altos e conhecidos de Bagdá, hoje abriga principalmente escritórios de empresas.
Outra explosão atingiu o hotel Babylon, utilizado por viajantes iraquianos e para algumas reuniões do governo.
O local da terceira explosão foi o hotel Al Hamra, que é muito frequentado por jornalistas ocidentais desde a invasão americana de 2003.
As explosões ocorrem um mês e meio depois da última série de ataques em Bagdá, que matou 127 pessoas.
Em agosto e outubro, explosões visando prédios públicos deixaram ao menos 225 mortos. O primeiro-ministro Nuri al Maliki atribuiu os atentados a partidários de Saddam.
A dificuldade de pôr fim à violência sectária aumenta a pressão sobre o governo iraquiano às vésperas das eleições de 7 de março. Os atentados também abalam os esforços para atrair os investimentos estrangeiros necessários para revitalizar a economia iraquiana.
Um pacto firmado com os EUA determina que as tropas americanas terminarão sua retirada do Iraque no fim de 2011.

Com agências internacionais



Texto Anterior: Primo de Saddam é enforcado no Iraque
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.