São Paulo, segunda-feira, 26 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Opositores de Bush foram espionados, afirma "NYT"

DO "NEW YORK TIMES"

Durante pelo menos um ano antes da convenção do Partido Republicano dos EUA em 2004, equipes de policiais de Nova York à paisana viajaram para cidades em todo o país, no Canadá e na Europa para vigiar sigilosamente pessoas que planejavam fazer protestos no evento. A informação vem de registros da polícia e entrevistas com seus integrantes.
Os registros mostram que policiais à paisana de Nova York assistiram a reuniões de grupos políticos, fazendo-se passar por simpatizantes.
Eles faziam amigos, dividiam refeições, trocavam mensagens de e-mail e então redigiam relatórios diários para a Divisão de Inteligência do departamento.
A partir dessas operações, a polícia identificou um punhado de grupos e pessoas que expressaram interesse em criar confusão durante a convenção.

Ambientalistas
Mas os potenciais criadores de problemas não foram os únicos vigiados. Em centenas de relatórios carimbados como "material sigiloso do NYPD" (Polícia de Nova York), a Divisão de Inteligência registrou idéias e planos de pessoas que não tinham intenção aparente de infringir a lei.
Entre elas estavam membros de companhias de teatro de rua, grupos de igrejas e organizações de combate à violência, além de ambientalistas e opositores da pena de morte, da globalização e de outras políticas governamentais.
Christopher Dunn, diretor jurídico da União de Liberdades Civis de Nova York, que representa sete das 1.806 pessoas detidas durante a convenção, disse que a polícia de Nova York ultrapassou o permitido pela lei com seu programa de vigilância. "A polícia não tem autoridade para espionar atividades políticas legítimas, e esse programa amplo do NYPD foi errado e ilegal", disse Dunn.


Tradução de CLARA ALLAIN


Texto Anterior: Missão no Haiti é instrumento de tutela dos EUA, diz presidente
Próximo Texto: Oriente Médio: Egito reprime protesto contra votação que reforça ditadura
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.