São Paulo, quarta-feira, 26 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição a Morales toma sede de governo em Sucre

Forças Armadas prometem processar "separatistas"

DA REDAÇÃO

Um grupo de estudantes e oposicionistas tomou ontem a sede de governo do departamento boliviano de Chuquisaca, cuja capital é Sucre, para impedir a entrada do governador interino nomeado pelo presidente Evo Morales. La Paz denunciou os ataques a meios de imprensa estatais.
TVs locais mostraram jovens com rosto coberto e outros manifestantes perseguindo funcionários do governo nas ruas da cidade histórica, a 720 km de La Paz. O governo prometeu ação da Polícia Nacional, se preciso, mas não havia dados sobre detidos ou feridos.
O grupo, ligado ao oposicionista Comitê Interinstitucional, que reúne empresários e líderes locais, não reconhece Ariel Iriarte, escolhido por La Paz para comandar Chuquisaca até nova eleição, em junho. O comitê promoveu um "cabildo" (assembléia popular) para aclamar como governadora a líder camponesa Sabina Cuéllar.
É mais um capítulo da arrastada crise política, que teve um de seus episódios mais agudos em novembro de 2007, em Sucre, então sede da Constituinte. Os sucrenhos, insuflados pela oposição a Morales, exigiam que a nova Constituição reconhecesse a cidade como "capital plena" da Bolívia, e não só sede do Judiciário. Os governistas, num mau cálculo político, vetaram a discussão.
Confrontos entre a polícia e manifestantes deixaram três mortos. O então governador, David Sánchez, fugiu. Desde então, Chuquisaca convive com governos interinos num clima de mobilização contra Morales. Juntou-se aos líderes oposicionistas de Santa Cruz, Pando, Beni e Tarija para pedir autonomia em relação a La Paz.
A comissão eleitoral considerou ilegais os referendos regionais de autonomia convocados, mas os oposicionistas mantém as consultas para maio e junho. Anteontem o comandante das Forças Armadas, Luis Trigo, voltou a dizer que processará "pela via militar ou civil" os "separatistas".


Com agência internacional


Texto Anterior: Chávez sobe o tom contra a Colômbia, mas poupa Uribe
Próximo Texto: França: Foto de Carla Sarkozy em 1993 vai a leilão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.