São Paulo, sábado, 26 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ZIMBÁBUE

Justiça prende ministro aliado de premiê em conflito com Mugabe

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS - A Justiça do Zimbábue determinou a prisão do ministro da Energia, Elton Mangoma, acusado de corrupção na compra de equipamentos para a companhia energética do país.
Mangoma, que já fora preso neste mês sob a acusação de comprar ilegalmente gasolina da África do Sul, é um dos principais aliados do premiê do país, Morgan Tsvangirai.
O primeiro-ministro liderava a oposição ao regime do ditador Robert Mugabe, que ocupa o poder há mais de 30 anos -mas, dois anos atrás, aceitou fazer parte de uma coalizão para governar o país.
O partido do premiê vê a prisão do ministro como politicamente motivada, e Tsvangirai, que classificara a primeira detenção de Mangoma como "ditatorial e sem sentido", ameaçou deixar a aliança. Mugabe já havia convocado eleições com o objetivo de desfazê-la.
A crise política ocorre depois de Mugabe aumentar a repressão a oposicionistas e mobilizar tropas por todo o país, numa demonstração de força dos militares leais à ditadura.
Tsvangirai deve se reunir com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, que tem atuado como mediador do conflito interno no Zimbábue.


Texto Anterior: Dilma vai focar pauta comercial em ida ao país
Próximo Texto: EUA: País cria aplicativo para apagar contatos de telefones de ativistas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.