São Paulo, sábado, 26 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

EUA

País cria aplicativo para apagar contatos de telefones de ativistas

DA REUTERS - Em breve, quando militantes pró-democracia tiverem os celulares confiscados pela polícia, eles poderão apertar um "botão do pânico" que irá apagar todos os contatos da agenda e emitir alertas para os seus colegas.
Essa e outras novas ferramentas estão sendo desenvolvidas no Departamento de Estado americano com o intuito de equipar manifestantes de todo o mundo na luta contra governos repressores.
"Estamos tentando manter isso em sigilo porque muitas pessoas que estão trabalhando nisso atuam em ambientes muito sensíveis", diz Michael Posner, secretário-assistente dos EUA para direitos humanos e trabalho.
O movimento tecnológico é parte da iniciativa da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, para expandir a liberdade na internet.
Os EUA investiram US$ 50 milhões desde 2008 na promoção de novas tecnologias para ativistas sociais.
Os focos são estratégias tanto para burlar restrições e filtros de navegação impostos pelos governos quanto para proteger informações importantes de invasores.


Texto Anterior: Zimbábue: Justiça prende ministro aliado de premiê em conflito com Mugabe
Próximo Texto: Japão apura ruptura em reator nuclear
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.