São Paulo, sábado, 26 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

UNIÃO EUROPÉIA

Premiê português é convidado a ser o novo chefe do Executivo do bloco
O primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, 48, foi convidado a ser o novo presidente da Comissão Européia, o Executivo da União Européia, e reuniu-se ontem com o presidente português, Jorge Sampaio, para debater o tema, segundo um comunicado da Presidência portuguesa.
A agência de notícias Lusa afirmou que Durão Barroso (centro-direita) decidirá hoje se aceita ou não a oferta.
De acordo com a Lusa, o convite foi feito por Bertie Ahern, primeiro-ministro da Irlanda, que ocupa atualmente a presidência rotativa da UE.
O nome do novo presidente da Comissão Européia, que substituirá o italiano Romano Prodi, gerou controvérsia durante a cúpula da UE realizada na semana passada. A França e a Alemanha defendiam a indicação do primeiro-ministro belga, Guy Verhofstadt, mas o Reino Unido não concordou.
Londres queria a aprovação do nome do britânico Chris Patten, atual comissário das Relações Exteriores da UE, porém Paris e Berlim parecem ter vetado essa possibilidade.
Especulava-se até que Ahern pudesse ser o escolhido, mas isso não ocorreu.


Texto Anterior: História: Veteranos da Guerra Civil querem que governo espanhol localize mortos
Próximo Texto: Ásia: Dois marines são mortos no Afeganistão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.