São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CUBA

Chanceler afirma que decisão da UE foi uma "vitória da razão"

DA FRANCE PRESSE

No primeiro comentário oficial desde que União Européia pôs fim às sanções diplomáticas contra Cuba, na semana passada, o chanceler Felipe Pérez Roque disse que o bloco não teve remédio senão "abandonar sua política de força" contra a ilha.
"Nunca cedemos, pois tínhamos certeza de que venceria a razão", disse. Pérez Roque, que falou durante visita a Angola, não mencionou o fato de que a UE reverá a decisão daqui a um ano, quando levará em conta se houve progressos em Cuba na área de direitos humanos.
O tom do comentário do chanceler foi diferente do de Fidel Castro, formalmente fora do poder desde fevereiro. Em comentário postado na internet na sexta-feira -o acesso à rede na ilha é limitado-, Fidel chamou a UE de hipócrita por pedir direitos humanos na ilha enquanto usa "métodos brutais" para expulsar imigrantes latino-americanos.


Texto Anterior: Crise sul-americana: Correa descarta diálogo com Colômbia sob governo Uribe
Próximo Texto: Lei italiana livra Berlusconi de julgamento
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.