São Paulo, quinta-feira, 26 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ISRAEL

Acordo com trabalhistas dá sobrevida a governo Olmert

DA REDAÇÃO

O premiê israelense, Ehud Olmert, envolvido em um escândalo de corrupção, obteve um acordo com a liderança dos trabalhistas, que integram sua coalizão de governo, para evitar a dissolução do Parlamento e a antecipação das eleições legislativas.
A crise foi solucionada graças a um acordo entre o Kadima, partido centrista de Olmert, e a facção do Partido Trabalhista liderada pelo ministro da Defesa, Ehud Barak, horas antes que a moção fosse submetida a votação no parlamento unicameral.
Barak justificava a necessidade de desalojar Olmert devido às acusações de corrupção eleitoral contra o premiê, que já sofria desgaste pelo fracasso de Israel no confronto com a milícia libanesa do Hizbollah, em 2006.
Barak desistiu de apresentar a moção contra Olmert depois de obter garantias de que o Kadima elegerá um novo líder até setembro. O premiê pode buscar manter-se à frente da legenda, mas sua derrota é dada como certa.
Com isso, os trabalhistas devem alcançar sua meta de derrubar Olmert sem precisar do apoio da oposição.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Tratado de Lisboa: Justiça confirma aprovação no Reino Unido
Próximo Texto: Trégua abalada: Após disparos, Israel volta a isolar Gaza
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.