São Paulo, sexta-feira, 26 de julho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CANADÁ

Cerca de 200 mil jovens o receberam; em outros anos, havia ao menos 1 milhão

Papa vê público menor que esperado

DA REDAÇÃO

Após dois dias de descanso em uma ilha canadense, o papa João Paulo 2º, 82, participou brevemente ontem das Jornadas Mundiais da Juventude diante de cerca de 200 mil pessoas em Toronto.
O público foi um dos menores desde que o líder católico lançou a iniciativa nos anos 80 para incentivar a prática religiosa entre os jovens. Milhões participaram de eventos similares no passado em Roma, Paris e Manila (Filipinas).
A presença menor foi atribuída aos escândalos de abusos sexuais envolvendo padres da Igreja Católica, sobretudo nos EUA, e ao temor de viajar após os atentados de 11 de setembro contra Nova York e o Pentágono. Alguns peregrinos disseram que resolveram ir a Toronto apesar do medo.
O papa chegou de helicóptero da ilha Strawberry, cercado por seguranças, e atravessou no papamóvel o parque e o centro de convenções onde discursou durante a cerimônia de boas-vindas.
"O papa, que os ama, veio de muito longe a fim de que nós escutemos juntos a palavra de Jesus, que ainda hoje tem o poder de fazer arder o coração de um jovem e motivar toda a sua existência. Eu os convido para que estas jornadas sejam um tempo privilegiado para cada um de vocês", afirmou João Paulo 2º.

Mais norte-americanos
Apenas 35 mil canadenses participaram do evento ontem, número inferior ao de norte-americanos (50 mil).
Espanhóis, italianos, franceses e poloneses estavam entre os estrangeiros mais presentes.
Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, a menor participação nas Jornadas Mundiais da Juventude também se deve ao fato de que, no Canadá, "não há uma tradição desse tipo de encontro, não é como na Europa".
A igreja canadense vem enfrentando acusações de envolvimento de padres em abusos sexuais, embora em menor escala do que nos EUA. João Paulo 2º não fez menção ao problema ontem.
No domingo, ele deve celebrar uma missa ao ar livre ao norte da cidade de Toronto.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Bálcãs: Haia teme problema cardíaco em Milosevic
Próximo Texto: Oriente Médio: EUA avaliam uso de suas armas por Israel
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.