São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IRÃ

Presidente diz que não deixará plano nuclear

DA REDAÇÃO

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, voltou ontem a afirmar que, apesar da pressão internacional, seu país não desistirá de levar a termo o programa nuclear.
"O Irã nunca abandonará seu projeto [nuclear] pacífico", disse Ahmadinejad, afirmando ainda que o Ocidente tem de aceitar o direito dos iranianos de desenvolverem energia nuclear.
A declaração do presidente veio poucos dias depois de um avanço no campo diplomático: Teerã concordou que uma equipe da AIEA, a agência nuclear da ONU, inspecione um de seus reatores. O time da AIEA chegaria hoje ao país do Oriente Médio, segundo a agência de notícias iraniana Fars.
Temendo que Teerã pretenda produzir armas nucleares -o que o governo de Ahmadinejad tem negado reiteradamente-, a ONU, sob incitava dos EUA e de outras potências nucleares, já impôs dois pacotes de sanções econômicas ao Irã.


Texto Anterior: Afeganistão: Milicianos do Taleban matam um de 23 reféns sul-coreanos
Próximo Texto: Sem Fidel, Raúl Castro será orador do "Dia da Rebeldia"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.