São Paulo, quinta-feira, 26 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RÚSSIA

Putin quer fortalecer Exército ante "novas ameaças" dos EUA

DA REDAÇÃO

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, afirmou ontem que seu país deve fortalecer as Forças Armadas e o serviço de inteligência no exterior, ante novas ameaças à segurança russa, que incluem ações militaristas americanas. Putin não deu detalhes de como fazê-lo.
"Há uma série de ameaças globais", disse Putin, especificando que "os EUA estão levando adiante planos de estabelecer novas bases no Leste Europeu".
Putin referiu-se à intenção dos EUA de instalar componentes de um escudo antimísseis em território da Polônia e da República Tcheca, países que, durante a Guerra Fria, estavam sob influência da extinta União Soviética.
Embora os americanos afirmem que a intenção do escudo é proteger a Europa de eventuais ataques de países como o Irã, a Rússia crê que o objetivo do sistema seja cercá-la militarmente.
Em resposta à insistência americana no escudo, a Rússia retirou-se, há dez dias, de um tratado para a desmilitarização da Europa.


Com agências internacionais


Texto Anterior: França premia Líbia com acordo nuclear
Próximo Texto: Saúde: Fumo nos EUA atinge o menor nível em 63 anos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.