São Paulo, sábado, 26 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Jumbo faz pouso forçado após fuselagem romper no ar; ninguém se fere

DA REDAÇÃO

As aeromoças do Boeing 747-400 da australiana Qantas Airways tinham acabado de servir a refeição de 346 passageiros quando um estampido seguido de despressurização forçou o piloto do vôo QF-30, de Londres para Melbourne, Austrália, a descer bruscamente da altitude de 9.000 metros para 3.000, sobre o mar do Sul da China, e pousar emergencialmente em Manila, Filipinas.
Um painel metálico havia-se desprendido da fuselagem, abrindo um buraco de três metros no avião.
O pouso, gravado em vídeo por um passageiro, foi acompanhado por salva de palmas -e por vômitos, segundo Otavio Lina, sub-gerente de operações no Aeroporto Internacional de Manila.
"Voaram um pedaço de madeira e jornais na minha frente, na primeira classe; então caíram as máscaras de oxigênio", disse a médica Jane Kane, de Melbourne. Bagagem podia ser vista pelo buraco. "Algumas malas podem ter-se perdido", lamenta a médica. Ela diz que todos mantiveram a calma, embora tenha sido "aterrorizante". Ninguém se feriu.
No filme "Rain Man" (1988), o personagem de Dustin Hoffman dizia sentir-se seguro viajando pela Qantas -porque seus aviões "nunca bateram".


Com agências internacionais



Texto Anterior: Paraguai: Presidente pede respeito à escolha de chanceler de Lugo
Próximo Texto: Sucessão nos EUA/Briga pelos holofotes: McCain quer usar anúncio de vice para roubar atenção
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.